Você sabe quais documentos são necessários para o casamento civil?

Pensando nos noivinhos que vão dar entrada na papelada no cartório, preparamos um post para esclarecer todas as dúvidas. Se tratando de casamento, muitos noivos optam apenas pelo casamento no civil, que é algo mais simples e econômico. O casamento civil é um contrato firmado entre duas pessoas com o objetivo de constituir uma família. Mas para a marcar a data e oficializar a união, são necessários alguns documentos.

casamento-civil-min

Os noivos devem ir até o cartório mais próximo da residência com as duas testemunhas pelo menos 30 dias antes da cerimônia. Chegando lá, os noivos devem apresentar os seguintes documentos:

– Identidade;

– Certidão de nascimento atualizada;

– Comprovante de residência;

As testemunhas também precisam levar alguns documentos:

– Identidade;

– Comprovante de residência;

Após a apresentação dos documentos, os noivos e as testemunhas assinam alguns papeis e são emitidos dois boletos (varia de cartório para cartório) referente a certidão de casamento no valor de R$59,00 a R$ 394,00. Após o prazo 30 dias para aprovação, os noivos poderão se casar. A cerimônia é realizada no próprio cartório na presença do juiz de casamentos, o oficial de registro civil, os noivos e padrinhos. Em seguida, ao ouvir dos noivos a confirmação da união por livre e espontânea vontade, o juiz declarará efetuado o casamento civil. Para quem não quer deixar de celebrar essa data especial, vale apena fazer uma comemoração entre amigos e familiares num almoço ou jantar.